Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

Câmara Legislativa do DF vai abrir CPI para investigar falhas na saúde

Em maio, foram registradas 4 mortes por falta de atendimento médico

Publicado em 31/05/2024 - 15:21 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

No Distrito Federal, após quatro mortes por falta de atendimento médico registradas em maio, a Câmara Legislativa decidiu abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar falhas na gestão da saúde pública. O prazo para a instalação ainda não foi definido.  

Os deputados querem apurar irregularidades desde a criação do Instituto de Gestão Estratégica em Saúde (Iges), que administra as UPAS do DF, os contratos com ambulâncias terceirizadas e mais dois hospitais, incluindo o Hospital de Base.

O deputado distrital Max Maciel (PSOL) foi um dos primeiros a assinar o requerimento para instalação da CPI. Segundo ele, a situação atual da saúde pública no DF é grave, e a CPI não é questão de se opor ao governo.

O número de assinaturas necessárias para a abertura da CPI na Câmara Legislativa foi alcançado na última quarta-feira. Mas o requerimento foi protocolado na segunda-feira, dia 27.

Para a CPI ser instalada, é preciso que outras sejam concluídas. Isso porque o regimento da casa só permite duas CPIs em andamento ao mesmo tempo.

O presidente do Sindicato de Médicos do DF, Gutemberg Fialho, avalia que a saúde na região vem piorando, a ponto de chegar à situação de desassistência.

No mesmo dia em que o pedido foi protocolado na Câmara Legislativa, o governador Ibaneis Rocha anunciou, na rede social X, ter autorizado a contratação de quase 500 profissionais da área da saúde, incluindo técnicos de enfermagem, enfermeiros e mais de 140 médicos.

Na semana anterior, na mesma rede social, Ibaneis disse que a saúde “tem sido uma pauta prioritária” do governo. Segundo ele, foram investidos mais de R$ 48 bilhões nos últimos cinco anos.

 

*Com a colaboração de Lucas Pordeus León, da Agência Brasil

Edição: Daniella Longuinho/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023