Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Expectativa é contemplar mais de 300 pessoas trans

Publicado em 20/09/2024 - 19:24 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Universidade Federal Fluminense é a primeira do estado do Rio de Janeiro a adotar cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação. 

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e é uma resposta a demandas apresentadas pela Rede Trans UFF, coletivo de estudantes trans, após um episódio de transfobia por parte da equipe de vigilância da Universidade.

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição. No termo trans estão incluídas as pessoas que se autodeclaram travestis, transexuais, transgêneros e trans não binárias.

A condição deverá ser posteriormente validada por meio de Memorial Descritivo e de Banca de Heteroidentificação, procedimentos apoiados pelo coletivo Rede Trans UFF e também pela  Antra, Associação Nacional dos Travestis.

A Antra estima que cerca de 70% das pessoas trans não concluíram o ensino médio e que apenas 0,02% conseguem acessar o ensino superior.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFF, Alessandra Barreto, afirma que a expectativa é contemplar uma demanda de mais de 300 pessoas trans.

Alessandra Barreto avalia que as universidades têm avançado na diversidade, mas que ainda não possuem representação ampla da sociedade brasileira. 

A pró-reitora ressaltou que não basta criar mecanismos para o acesso e que é preciso também garantir a permanência desses estudantes na universidade.

Segundo a pró-reitora da UFF, desde o início do ano a universidade implantou um programa de bolsas acadêmicas, com 50% delas destinadas aos estudantes que ingressam por cotas e a partir de 2025 os estudantes trans também serão beneficiados.

Edição: Daniella Longuinho / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Geral

Dep. Glauber Braga e estudantes são detidos em desocupação da Uerj

A Justiça autorizou o uso da força policial para retirar os estudantes que ocupavam o campus Maracanã da Uerj. Os estudantes ocupavam há 56 dias edifícios da universidade em protesto contra mudanças nos critérios para a concessão de bolsas e auxílios de assistência estudantil. O deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) e alguns estudantes foram detidos na ação. 

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023