Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

Amazonas enfrenta onda de calor

Publicado em 18/09/2024 - 11:14 Por Victor Litaiff, repórter do Sistema de Comunicação Encontro das Águas - Manaus

Além da estiagem, o Amazonas enfrenta uma onda de calor. Nessa terça-feira, os termômetros marcaram 38,4°C em Manaus, sendo o dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a temperatura elevada, a capital amazonense e a região metropolitana bateram o recorde no consumo de energia.A área atingiu 1.819 megawatts, superando o recorde anterior, de 1.731 megawatts, registrado em outubro do ano passado.

Segundo Radyr Oliveira, diretor técnico de interior e relações institucionais da Amazonas Energia, além do recorde de consumo foram registrados no período quedas de energia devido a problemas com os equipamentos que não suportam o calor extremo. 

"A gente passa por um período crítico de alto calor. Os equipamentos instalados na rede de distribuição, transformadores, cabos, todos eles, não foram preparados para forte calor e alto consumo. Então às vezes acontece um desligamento pontual no alimentador, no transformador, e que logo a gente vai e repõe esse sistema. Mas acontece o desligamento." 

Radyr Oliveira também relata que incêndios criminosos estão ocorrendo em determinados locais, ocasionando a interrupção de energia.

"Na cabeça da ponte Phelippe Daou, colocaram o fogo embaixo da linha de transmissão que vai para o Manacapuru. Estava queimando. Isso prejudica em todos os sentidos. Primeiro pela temperatura, que já é natural, e do calor do fogo. Isso acaba aquecendo mais o ambiente e causando desligamento." 

Ainda de acordo com a empresa Amazonas Energia, a cidade de Manacapuru, na Região Metropolitana, vai enfrentar um desligamento de energia nesta quarta-feira (18/9). A concessionária descartou a possibilidade de racionamento de energia no período da seca
 

Edição: Renato Lima / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023