Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

PGR pede prisão de autores da Chacina de Unaí

Publicado em 07/05/2023 - 16:25 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão imediata dos condenados pela Chacina de Unaí, ocorrida em 2004, em Minas Gerais. 

Em 2015, três acusados foram condenados pelo assassinato de quatro servidores do Ministério do Trabalho. Entretanto, eles aguardam em liberdade o cumprimento de pena por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 

A 5ª turma do Tribunal declarou inconstitucional a prisão, após segunda instância. Para o Ministério Público, o entendimento de  que a prisão só deve ocorrer após transitado em julgado, não deve ser aplicado em relação a Chacina de Unaí. Augusto Aras argumentou que, no caso de condenações pelo Tribunal do Júri, superiores a 15 anos, a ordem de prisão deve ser imediata.  

O assassinato dos auditores fiscais Nelson José da Silva, João Batista Lages e Erastótenes de Almeida e do motorista Altion Pereira de Oliveira ocorreu em janeiro de 2004. Eles sofreram uma emboscada a tiros na região rural de Unaí, no noroeste de Minas, quando fiscalizavam denúncias de trabalho análogo a escravidão em fazendas da região, episódio que ficou conhecido como Chacina de Unaí. 

O Ministério Público pede a prisão imediata de um dos mandantes e de dois homens responsáveis por contratar matadores para executarem os servidores públicos:  Noberto Mânica, fazendeiro, José Alberto de Castro e Hugo Alves Pimenta, todos aguardam em liberdade o cumprimento da pena. 

Só em 2022, ex-prefeito de Unaí, Antério Mânica, irmão de Noberto, foi julgado novamente pelo Tribunal do Júri como mandante do crime, com pena de 64 anos de prisão. Em 2018, o júri anterior havia sido suspenso pelo Tribunal Regional Federal. 

Os matadores Erinaldo Vasconcelos, Rogério Allan Rocha Rios e William Gomes Miranda foram condenados em 2013. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Naitê Almeida

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023