Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

Joinville vai começar a usar bactéria wolbachia no combate à dengue

Adoção do método reduziu os casos da doença em 90%, em Niterói

Publicado em 03/07/2024 - 11:29 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A região Sul do país acaba de ganhar a primeira biofábrica para produzir o chamado “mosquito do bem”, método inovador de combate à dengue. Situada em Joinville, Santa Catarina, e viabilizada com apoio do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz, a unidade usa o método que introduz nos mosquitos a wolbachia, bactéria presente em 60% dos insetos, mas que não é encontrada naturalmente no Aedes Aegypti.

Os wolbitos, como são chamados os Aedes com a wolbachia, têm a capacidade de bloquear a transmissão de arboviroses como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A soltura dos mosquitos com a wolbachia em vias públicas de Joinville está prevista para começar ainda este mês, como detalha o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Luciano Moreira, líder do método no Brasil.

Cinco cidades do país já utilizam a técnica. Entre elas, Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, onde houve uma redução dos casos de dengue em 90%.

Luciano Moreira destaca que a parceria com a comunidade e governo é importante para o sucesso da iniciativa.

Até o fim do ano, o método deve chegar a mais seis cidades. Além do Brasil, Indonésia, Austrália e Colômbia também participam da pesquisa em parceria com o World Mosquito Program, iniciativa internacional para proteger a comunidade global das doenças transmitidas por mosquitos.

Edição: Vitoria Elizabeth - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Meio Ambiente

Governo aumenta multas contra incêndio ilegal e proíbe fogo controlado

Segundo decreto, o início de queimadas em florestas ou outras vegetações nativas agora vai gerar R$ 10 mil de multa por hectare ou fração. Penalidades podem chegar a R$ 50 milhões.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Justiça

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Educação

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023