Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

Em 37 anos de levantamento, maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022

Publicado em 26/04/2024 - 21:02 Por Joana Côrtes - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo. Uma área de aproximadamente 241 mil hectares, equivalente a duas vezes a cidade de Belém, no Pará. Os números foram anunciados nesta sexta-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, o Ipam.

Desse total, 25 mil hectares estão em áreas de 17 terras indígenas. As dos povos Kayapó, Munduruku e Yanomami são as mais invadidas. Juntas, as três concentram 90% da área ocupada por garimpos.

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

A pesquisa do Ipam aponta que 78% da maior parte de área invadida por garimpeiros em terras dos povos originários da Amazônia surgiram nesse período. A nota técnica também revela que a velocidade com que o garimpo chega às terras indígenas é maior do que o avanço da atividade no restante da Amazônia. De 1985 a 2022, a área garimpada cresceu 16 vezes dentro dos territórios e 12 vezes em todo o bioma amazônico.

Para Martha Fellows, coordenadora do núcleo de estudos indígenas do Instituto, o impacto do garimpo tem um alcance muito maior do que a área diretamente afetada por essa atividade. Os poluentes contaminam rios, solos, fauna e flora que acabam afetando a saúde dos povos indígenas da região.

Responsável pela pesquisa, Martha explica qual a relação entre o aumento sem precedentes da área de garimpo em terras indígenas e na Amazônia brasileira e a flexibilização legal no último ciclo legislativo.

Tornar mais robusta a legislação minerária e indigenista é uma das recomendações do estudo. A pesquisadora também indicou quais medidas podem ser adotadas para combater o aumento na área de garimpo em terras indígenas da Amazônia.

Só na terra Yanomami, nos estados de Roraima e do Amazonas, o garimpo ampliou em mais de 20 mil vezes a área invadida em quase quatro décadas. No total, ao menos 139 territórios e seus rios estão contaminados pela atividade do garimpo.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Economia

Prazo para negociações do Desenrola termina dia 20 de maio

Quem tem contas atrasadas e quer aproveitar os descontos do programa tem que fazer a renegociação até a próxima segunda-feira, dia 20

Baixar arquivo
Geral

Produtores garantem que não há necessidade de estocar arroz

As fake news sobre falta de arroz, supostamente por causa da tragédia climática no Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal, tem feito consumidores correrem aos supermercados para comprar grande quantidade.

Baixar arquivo
Geral

Parque em homenagem a Rita Lee é criado no Rio de Janeiro

Um ano depois da morte da cantora e compositora Rita Lee, a rainha do rock foi homenageada no Rio de Janeiro em um novo espaço de lazer na zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

Sul de Santa Catarina entra em estado de alerta por causa de chuvas

A região sul de Santa Catarina entrou em estado de alerta nesta segunda-feira por causa de chuvas intensas registradas no fim de semana. Nesta manhã, já foram registradas fortes rajadas de vento. Houve também suspensão de aulas em alguns municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição mostra olhar de Sebastião Salgado sobre Revolução dos Cravos

Os registros da Revolução dos Cravos em Portugal são embalados pela canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso. A música tocou na rádio e serviu de sinal para o início da ação que deu fim ao regime salazarista, cinquenta anos atrás.

Baixar arquivo
Geral

Carmén Lúcia assume relatoria do inquérito sobre fake news no RS

A investigação foi instaurada a partir da solicitação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023