Caça-Níqueis | 777+ jogos de caça-níquel online grátis

Relatório aponta assassinato de 180 indígenas, em 2022

Durante a gestão Bolsonaro, esse número chegou a quase 800 mortes

Published on 26/07/2023 - 21:29 By Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília
Updated in 27/07/2023 - 06:00

Na manhã de 24 de junho do ano passado, fazendeiros e policiais invadiram o território Guapoy, no Mato Grosso do Sul, mesmo sem ordem judicial. O território tradicional é reivindicado com parte da reserva Amambai.

Tiros da polícia deixaram nove feridos, e um morto: Vitor Fernandes, Guarani-Kaiowá, de 42 anos, como conta Josiel Guarani-Kaiowá.

Nos meses seguintes, em outras emboscadas, mais duas lideranças do povo Guarani-Kaiowá, Márcio Moreira e Vitorino Sanches, foram mortos a tiros na mesma localidade.

O contexto era o mesmo: a luta pela terra e a proteção de seus territórios em meio a uma política hostil aos povos indígenas reforçada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O relatório "Violência contra os povos indígenas no Brasil", do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lançado nesta quarta-feira, registrou essa e outras violências, depois de 523 anos de brutal colonização, contra os nossos povos originários.

Dom Roque Paloschi, presidente do Cimi, destacou que genocídio aos povos indígenas aconteceu em todo país.

137 homens, 41 mulheres e mais duas pessoas ainda sem identificação. Esses são os 180 indígenas assassinados em 2022 em 25 estados do país, segundo o Cimi.

Roraima, com 41 mortes, Mato Grosso do Sul, 38, e o Amazonas, com 30, foram os estados com maiores índices de assassinatos, com quase 40% do total.

Durante os últimos 4 anos, período da gestão do ex-presidente Bolsonaro, foram 795 mortes, sendo estes três estados também líderes da violência.

O relatório do Cimi ainda registra 28 casos de tentativa de assassinato em 2022; 60 ameaças; 38 de casos racismo e discriminação étnico-cultural; e 20 casos de violência sexual.

Edition: Raquel Mariano / Beatriz Albuquerque

Últimas notícias
Direitos Humanos

Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio

Quase 600 mil pessoas com deficiência e reabilitadas estão no mercado de trabalho no Brasil. Apesar disso, ingressar no ambiente de trabalho, especialmente no primeiro emprego, é um desafio para muitas delas, especialmente devido às barreiras de acessibilidade e ao preconceito.

Baixar arquivo
Gerechtigkeit

TRF1 concede prisão domiciliar a acusado pela morte de Bruno e Dom

Quanto aos réus Amarildo da Costa de Oliveira e Jefferson da Silva Lima, o desembargador manteve a decisão que levou os acusados para julgamento no Tribunal do Júri de Tabatinga. Os dois continuam presos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Especialista avalia se país corre o risco de desabastecimento de água

Humberto Barbosa chama a atenção para o fato da seca do Sudeste poder afetar uma das maiores represas do país, a Usina de Furnas, em Minas Gerais.

Baixar arquivo
Allgemein

Previsão do tempo para o fim de semana

O tempo no Centro-Oeste e na maior parte da região Norte e Nordeste continua bastante seco neste fim de semana, facilitando a expansão dos focos de incêndio.

Baixar arquivo
Bildung

UFF adota cotas para pessoas trans na graduação e pós-graduação

Pode concorrer às vagas reservadas quem cursou integralmente o ensino médio em escola pública e se autodeclarar trans na inscrição.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Qualidade do ar em Rio Branco é considerada a pior entre as capitais

Os mais de 360 mil moradores de Rio Branco, capital do Acre estão sofrendo com a alta concentração de partículas no ar por causa da fumaça dos incêndios florestais. Essa situação vem se repetindo nos últimos dias.

Baixar arquivo
Jogo de aposta online|melhor cassino online do brasil - Bem-vindo%#|caça niquel online brasil 2023